OUT.FEST 2024: a viagem pela cidade que é sinónimo do festival

O dia nasceu solarengo, mas após algumas horas tornou-se chuvoso. Outono também é OUT.FEST, festival que vai na vigésima edição, efemeridade que merece celebração e reconhecimento. Por isso, a OUT.RA, associação que organiza o OUT.FEST, decidiu fazer uma conferência de imprensa para celebrar esta data.

Chamar conferência de imprensa ao que aconteceu no dia de hoje, 25 de Setembro, é algo redutor. Aquilo a que os jornalistas e outros parceiros da associação poderam ver foi muito mais do que isso.

O trajecto começou no terminal fluvial do Barreiro, ponto de encontro para quem vinha da outra margem ou já cá estava. Seguiu-se viagem, num autocarro dos TCB, parceiro do festival, até ao Sociedade Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense, também conhecido apenas por Paivense. Este será o palco dos concerto do dia 6, no domingo, dia inédito no festival mas que visa chegar mais perto de outro tipo de público e continuar o legado de proximidade com a população local.

Seguimos para o largo do Mercado 1º de Maio, bem ao lado da estátua de Alfredo da Silva, que também consta no cartaz e identidade visual desta edição, juntamente com outros marcos e referências da cidade. Aí temos a exposição de fotografia que tenta resumir estes 20 anos de festival. Todas as fotografias são da Vera Marmelo, fotógrafa que este presente em practicamente todas as edições do festival e que foi registando o que por lá viu.

Depois, fomos até às oficinas da CP, lugar mítico na cidade que conta com mais de uma centena de anos em actividade e que já foi um dos maiores polos de trabalho da cidade. Hoje em dia, dá trabalho a 80 pessoas, sendo que continua a prestar um importante contributo para a ferrovia do país a nível de reparação e manutenção. Também aqui já se fizeram alguns concertos do festival, gozando da belíssima envolvência industrial.

Finalmente, tivemos a conferência de imprensa própriamente dita, numa das salas das oficinas. Aí, tivemos a oportunidade de conhecer melhor o programa desta edição do festival, com a curadoria e comentário de um dos fundadores, Rui Pedro Dâmaso, mas também ouvir a Vera Marmelo, autora das fotografias da exposição, e José Mendes, designer que criou toda a identidade visual do livro que, também hoje, foi lançado, e que faz uma viagem pelos 20 anos do festival, com várias imagens e textos.

Foi uma bela manhã que serviu para conhecer um pouco melhor alguns sítios míticos  da cidade, muitos deles que passamos diariamente à porta mas que desconheciamos o seu interior, e para descobrir o programa desta edição do OUT.FEST, que já tem os passes gerais esgotados, e que promete manter o nível de qualidade que a OUT.RA tem vindo a manter ao longo destes anos. Até Outubro!

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top